quinta-feira, 16 de abril de 2009

Rápida sobre idéias e explanações

Outra vez venho falar de Ariano Suassuna, mas isso é importante:

"Eu aceito, acredito até ser bom que as idéias políticas de um escritor apareçam em sua obra, mas não que ele coloque a obra a serviço das suas idéias. Porque aí ele vai fazer romance de tese ou peça de tese". (Revista Cult!, alguns anos atrás).

O que costuma tornar uma idéia desagradável é a sua apresentação. Parece ser essa a idéia do principal autor do movimento armorial. A idéia é um gesso da forma. A naturalidade que Suassuna busca nas manisfestações populares é exatamente a fuga desse gesso. Mas, talvez para este blogue, esta seja uma postagem engessada, e só uma discussão sobre literatura... Bem, aí fica a idéia. Sem decente apresentação.

Um comentário:

Gisele Krama disse...

Eu sou um pouco contraditória quanto à escolha entre forma e ideia. Penso que o conteúdo é mais importante do que o modo como ele vai ser apresentado, mas penso também que se o conceito estiver solto, sem nexo, não será nada agradável de ler. De qualquer forma há a necessidade de uma estruturação da ideia para que possa ser transmitida. A própria escolha das palavras já interfere no conceito. Seremos sempre reféns da forma.